segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Jornal do Dia recebe visita de acadêmicos de Comunicação Social da Estácio Seama


Os acadêmicos do 2º semestre de Jornalismo da Faculdade Estácio Seama visitaram a redação do Jornal do Dia, na primeira semana deste mês. A atividade foi coordenada pela professora Kelly Tork como aula prática da disciplina Mídias Impressas e Audiovisuais. O objetivo foi visualizar o dia a dia de uma produção jornalística, que começa pela manhã, com a elaboração de pautas, passando pela apuração da notícia, pela editoração gráfica e finaliza com a impressão do jornal.

A visita, que durou mais de uma hora, teve como guia o editor chefe Janderson Cantanheide, que trabalha há 15 anos na empresa. O jornalista apresentou a equipe, composta por repórteres, fotógrafos, editores, colunistas, diagramadores e editores de site, que mostraram como exercem suas respectivas funções durante a elaboração do jornal. 

Segundo ele, na redação, todos dão opiniões, ideias, mas, no final, a responsabilidade de decidir sobre o que vai ser publicado é do editor chefe. “O jornal é como uma empresa e o nosso foco empresarial é oferecer um bom produto para o nosso leitor e, com isso, atrair bons anunciantes. O meu dever, como editor chefe, é ler e reler as páginas antes de serem publicadas, é necessário que as fotos estejam linkadas com as legendas e as manchetes estejam bem atrativas”, disse Janderson.


A repórter Andressa Sanches também deu dicas aos acadêmicos. Ela alertou sobre a importância da leitura e do cuidado com a escrita para a experiência profissional: “o impresso acaba sendo a base de tudo: para se ter um desenvolvimento no rádio, na TV, tem que ter um bom texto”.  E acrescentou: “temos que ter mania de ler até bula de remédio, na verdade, não somos apenas jornalistas, somos mestres da informação, obrigatoriamente, temos que saber de tudo um pouco”. 


Muitos questionamentos foram feitos pelos estudantes e, imediatamente, esclarecidos pelos profissionais, que falaram do lado bom e das dificuldades de ser jornalista, como a falta de tempo, já que a profissão exige muita dedicação. Mesmo assim, a visita ao Jornal do Dia despertou ainda mais a vontade dos acadêmicos de exercer a profissão.

Texto:Cleiciane dos Santos, Suelem Mendes, Cláudio Dias e Jonyldo Dias - Acadêmicos do 2º semestre de Jornalismo.
Supervisão e edição: Professora Kelly Tork




Nenhum comentário: