Alexandre
Brito é jornalista e professor de fotografia dos cursos de Jornalismo e
Publicidade e Propaganda da Faculdade Estácio Seama. Este ano, ele é um dos
coordenadores do Banho de Comunicação. Em entrevista aos integrantes da
SeamaCom, Alexandre faz uma retrospectiva do evento e explica as novidades da
4ª edição deste evento que já caiu no gosto dos acadêmicos.
SeamaCom: O que é o Banho de Comunicação e como
ele funciona?
Alexandre Brito: É um projeto voltado para os alunos de Comunicação da Estácio Seama, que busca
quebrar a rotina da sala de aula, proporcionando ao nosso aluno um espaço de
aprendizado diferente, onde ele vai praticar, executar peças comunicacionais,
com base nos conteúdos que ele aprende em sala de aula, sempre motivado por
um tema específico.
SC:
Qual o tema deste ano?
AB: Este ano, o
tema é: “Eleições, voto e cidadania”. Por dois dias, os alunos vão assistir a palestras
e, com base nelas, produzir peças publicitárias, textos jornalísticos, fotos e
VT's, usando todas as ferramentas que os nossos laboratórios disponibilizam.
SC:
Como e quando surgiu o banho?
AB: Bom, o Banho
de Comunicação surgiu em 2008, com um nome diferente. Ele começou como Banho de
Publicidade e Propaganda. Depois passou a incluir o curso de Jornalismo e mudou
para o nome atual. Com isso, aumentou a participação dos alunos e dos
professores. Além disso, o evento ganhou mais visibilidade dentro da faculdade.
SC:
Quais são as novidades para esta edição?
AB: Bem, a gente
remodelou todo o projeto do Banho de Comunicação, a gente resolveu incrementar
o projeto. Dividimos em três etapas: Pré-banho, em os alunos são estimulados a
pesquisar e têm aulas direcionadas para essa temática de “eleição, voto e
cidadania”, assistem a filmes, fazem
produção fotográfica e de texto. Tudo
para culminar na segunda etapa, que é o
Banho de Comunicação em si, nos dias 27
e 28 de setembro. Na terceira etapa, que é o Pós-banho, teremos a fase de
elaboração dos relatórios, com análise de resultado e socialização desse
resultado para a nossa coordenação e para os gestores da faculdade.
SC:
Como professor e coordenador do Banho, qual a sua expectativa?
AB: Na verdade, eu
estou atuando desde 2008, participando mais diretamente do Banho de
Comunicação. Óbvio que outros professores colaboraram com essa iniciativa, com
destaque para o professor Diego e para o nosso saudoso professor Losito (professor
e publicitário Julio Losito, que faleceu no mês passado). Esse amadurecimento
do evento é fruto do trabalho de muita gente. Este ano, a gente pegou todas as
contribuições de outros professores do curso, de alunos que já se formaram,
criamos um Blog do curso. Tudo isso para “turbinar” o projeto, e a gente espera
que seja um Banho de Comunicação diferente, que envolva mais os alunos, que os
alunos tenham oportunidade de produzir trabalhos tecnicamente melhores e que
isso sirva, no final das contas, para a faculdade formar um profissional
melhor, não só no seu aspecto técnico, mas um profissional consciente do seu papel
transformador da sociedade através da comunicação.
Fonte: SeamaCom
Nenhum comentário:
Postar um comentário