sexta-feira, 21 de setembro de 2012

As novidades do Banho de Comunicação da Estácio Seama


Alexandre Brito é jornalista e professor de fotografia dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da Faculdade Estácio Seama. Este ano, ele é um dos coordenadores do Banho de Comunicação. Em entrevista aos integrantes da SeamaCom, Alexandre faz uma retrospectiva do evento e explica as novidades da 4ª edição deste evento que já caiu no gosto dos acadêmicos.

SeamaCom: O que é o Banho de Comunicação e como ele funciona?
Alexandre Brito: É um projeto voltado para os alunos de Comunicação da Estácio Seama, que busca quebrar a rotina da sala de aula, proporcionando ao nosso aluno um espaço de aprendizado diferente, onde ele vai praticar, executar peças comunicacionais, com base nos conteúdos que ele aprende em sala de aula, sempre motivado por um tema específico.

SC: Qual o tema deste ano?
AB: Este ano, o tema é: “Eleições, voto e cidadania”. Por dois dias, os alunos vão assistir a palestras e, com base nelas, produzir peças publicitárias, textos jornalísticos, fotos e VT's, usando todas as ferramentas que os nossos laboratórios disponibilizam.

SC: Como e quando surgiu o banho?
AB: Bom, o Banho de Comunicação surgiu em 2008, com um nome diferente. Ele começou como Banho de Publicidade e Propaganda. Depois passou a incluir o curso de Jornalismo e mudou para o nome atual. Com isso, aumentou a participação dos alunos e dos professores. Além disso, o evento ganhou mais visibilidade dentro da faculdade.

SC: Quais são as novidades para esta edição?
AB: Bem, a gente remodelou todo o projeto do Banho de Comunicação, a gente resolveu incrementar o projeto. Dividimos em três etapas: Pré-banho, em os alunos são estimulados a pesquisar e têm aulas direcionadas para essa temática de “eleição, voto e cidadania”,  assistem a filmes, fazem produção fotográfica e de texto.  Tudo para culminar na segunda etapa, que é  o Banho de Comunicação em si, nos dias  27 e 28 de setembro. Na terceira etapa, que é o Pós-banho, teremos a fase de elaboração dos relatórios, com análise de resultado e socialização desse resultado para a nossa coordenação e para os gestores da faculdade.

SC: Como professor e coordenador do Banho, qual a sua expectativa?
AB: Na verdade, eu estou atuando desde 2008, participando mais diretamente do Banho de Comunicação. Óbvio que outros professores colaboraram com essa iniciativa, com destaque para o professor Diego e para o nosso saudoso professor Losito (professor e publicitário Julio Losito, que faleceu no mês passado). Esse amadurecimento do evento é fruto do trabalho de muita gente. Este ano, a gente pegou todas as contribuições de outros professores do curso, de alunos que já se formaram, criamos um Blog do curso. Tudo isso para “turbinar” o projeto, e a gente espera que seja um Banho de Comunicação diferente, que envolva mais os alunos, que os alunos tenham oportunidade de produzir trabalhos tecnicamente melhores e que isso sirva, no final das contas, para a faculdade formar um profissional melhor, não só no seu aspecto técnico, mas um profissional consciente do seu papel transformador da sociedade através da comunicação.

Fonte: SeamaCom

Nenhum comentário: