Crônica: Um
banho para conversas lavadas
Aluna em ação |
A originalidade foi o que predominou. Salas
de aula foram transformadas em redações jornalísticas e em agências
publicitárias. O hall de entrada virou espaço para políticos corruptos (alunos
viraram atores) testarem a dignidade da nação acadêmica. Enquanto isso, um
estúdio de rádio montado no meio do corredor ajudou a sintonizar as ideias e
pensamentos mais criativos.
Foi legal ver jovens tão jovens pensando como
adultos. Que enxergaram, em um universo tão mal visto como a política, uma luz
no fim do túnel. “Nem todo político é corrupto”, alguém disse. “Nem todo
eleitor é burro”, uma pessoa respondeu. “Política faz, sim senhor, bem de se
saber”, retrucaram.
É difícil lembrar se foi na frente de todos
ou apenas em uma conversa informal com amigos. Quem sabe saiu de uma imaginação
fértil emprestada dos alunos criativos da publicidade a nós, os objetivos do
jornalismo. Mas, no fim, não deixou de ser interessante.
Autor: Carolina Flor, Oitavo semestre de Jornalismo
Crônica: Um Banho de Comunicação
no Amapá
O estado do Amapá pode contar com
excelentes comunicadores!
Pois, os estudantes dos cursos de
comunicação social da Faculdade Estácio Seama tiveram a oportunidade de colocar em
prática a produção de ferramentas fundamentais
para o desenvolvimento da arte de se comunicar.
No primeiro dia do Banho de Comunicação,
27 de setembro de 2012, no Hall de Entrada da Estácio Seama, vimos a realidade
da vida cotidiana de Macapá. Imagens coloridas davam vida à exposição fotográfica
executada pelos alunos. No Salão de
Atos, houve apresentação de palestras sobre o tema: “Voto e Cidadania”.
Palestra sobre acessibilidade |
No dia seguinte, os acadêmicos dos dois
cursos foram divididos em cinco grupos. Motivo? A execução de tarefas. Entre elas, uma radionovela, um vídeo e até uma peça publicitária para
mobiliário urbano, como uma parada de ônibus, por exemplo.
Portanto, foram dois dias
emprestando olhares e atenção para aquilo que é a proposta do “Banho de Comunicação”.
Conhecimento? Sim, a edição 2012 gravou na mente de cada participante o que realmente
significa fazer comunicação.
Conceitos? Quem tinha dúvidas quanto ao que fazer nos
respectivos cursos, agora já sabe que caminho seguir. Pois, o evento
proporcionou aos calouros de comunicação seus primeiros experimentos. E o
aprimoramento aos veteranos.
O resultado disso tudo? Ah, é simples:
aprendizado, interatividade e conhecimento!
Autor: Max
Santana, Oitavo semestre de Jornalismo.
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