quarta-feira, 27 de março de 2013

Curso de Comunicação investe no ensino interdisciplinar

Interdisciplinaridade, na prática e de maneira bem simples, é integrar as disciplinas no semestre letivo. Um exemplo disso é o 2º Semestre de Publicidade e Propaganda, que está desenvolvendo um projeto de comunicação comunitária. O projeto, que vai beneficiar uma comunidade da cidade de Santana, vai ser contado em detalhes aqui no Blog nos próximos posts.

O 5º semestre de Jornalismo também trabalha de maneira interdisciplinar. Os assuntos abordados em sala de aula vão virar texto para o Blog. O primeiro é sobre a disciplina Planejamento Gráfico e foi escrito pela aluna Ana Maria Gama. Confira:


Planejamento Gráfico nos orienta a conhecer e reconhecer as ferramentas que são usadas em prol da estética dos materiais impresso e digital. Ministrada pelo Professor Alexandre Brito, a disciplina dá dicas de como pensar visualmente os produtos jornalístico e publicitário.

O Planejamento Gráfico, para o professor e publicitário Diego Santos, é a chave para uma boa apresentação de qualquer impresso. É com o planejamento gráfico que o designer vai criar o layout para as matérias e peças publicitárias.

A disciplina trabalha com a sensibilidade criativa e nos apresenta, a cada aula, ferramentas que vão nos auxiliar em um futuro projeto gráfico. Como é o caso dos elementos da linguagem visual do Jornalismo, que foram desenvolvidos ao longo da história da arte e reunidos principalmente pela escola Bauhaus, na primeira metade do século 20, na Alemanha. 

O professor Alexandre Brito diz que, ao pensar na pauta, deveríamos ousar na edição da mesma no campo visual, usar infográfico, olho, chapéu, gráfico, capitular. Principalmente o infográfico, que é algo pouco usado no Amapá. O docente nos incentiva a fazer o diferencial no jornalismo amapaense, as aulas são bem enriquecidas de conteúdo e dinamismo. 

É uma excelente disciplina, pois nos possibilita aprofundarmos a edição das reportagens, nos deixando com olhar mais sensível para o visual e assim fazer o diferencial na estética da notícia.

Nenhum comentário: