sexta-feira, 31 de agosto de 2012

As mídias sociais e as campanhas eleitorais

Não é novidade que as redes sociais invadiram o mundo das relações humanas. Hoje, quase todo mundo faz parte de uma mídia social, ou de todas juntas. São a mobilidade e a velocidade da interação que atraem cada vez mais adeptos.

O case das eleições presidenciais de 2008 nos Estados Unidos mostrou que a internet, com destaque para as mídias sociais, é uma forte aliada na corrida por um cargo eletivo. Barak Obama, como relata o jornalista André Telles, no livro A Revolução das Mídias Sociais, "transformou uma campanha presidencial de 50 estados em uma enorme comunidade on-line". No Brasil, os candidatos já descobriram que agregar as mídias sociais às estratégias de campanha não só permite maior interação com os eleitores como pode revolucionar o cenário político.

Os acadêmicos do 8º semestre de Jornalismo da Estácio Seama fizeram, no mês de agosto, um trabalho de análise dos perfis dos candidatos de Macapá nas mídias sociais e concluíram que elas têm cada vez mais influência em ano eleitoral. Twitter, Facebook e Youtube são ferramentas que estão sendo utilizadas pelos candidatos nas campanhas das eleições municipais deste ano. 

As apresentações mostraram que a maioria dos candidatos, principalmente os que concorrem ao cargo de vereador, usa as redes sociais de maneira amadora. Muitos aproveitam os perfis pessoais para fazer propaganda eleitoral. Lógico que há exceções. Tem candidato a vereador que dá exemplo de uso correto das mídias sociais em eleições. Já os candidatos a prefeito usam as mídias sociais de maneira mais profissional e sistemática. Em alguns casos, a equipe de campanha é quem cuida dessas ferramentas. Mas, como manda a boa prática, os candidatos têm o momento de interação com os eleitores.

É fato que ainda há muito a melhorar em comparação ao case de Barak Obama, mas publicitários e jornalistas que trabalham nas campanhas eleitorais sabem que a internet, em especial, as mídias sociais devem fazer parte do "arsenal" dos candidatos na luta pelo voto.

Texto dos acadêmicos do 8º semestre de Jornalismo, com edição da professora Elisângela Andrade.

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